segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Como conservar alimentos na geladeira


Para que seja prolongado a durabilidade dos alimentos, costumamos conservá-los na geladeira, porém, não basta apenas colocar na geladeira e esperar que o tempo de conservação seja maior que fora dela.

É de suma importância que saibamos como armazenar os alimentos, pois alguns precisam ficar em temperaturas mais frias do que outros, sendo os mais frios na parte superior, perto do congelador e os que não precisam de muita refrigeração na parte inferior da geladeira. Para saber onde cada alimento deve ser armazenado, é importante seguir as orientações descritas na embalagem.
Além de acondicioná-los corretamente, é importante utilizarmos potes, recipientes ou vasilhames com tampa para armazená-los, assim não pegarão gosto de outros alimentos, não deixarão odor na geladeira e serão conservados melhor. Pensando em saúde, higiene e praticidade, sugerimos potes e recipientes Lock & Lock, por serem completamente herméticos, eliminando qualquer troca de umidade ou contato com ar no meio externo, mantendo alimentos frescos por muito mais tempo. Além de total vedação, os potes  Lock & Lock  tem fechamento seguro com 4 travas, qualidade inigualável e vários modelos, economizando espaço e facilitando a organização, seja na geladeira ou armários.

É importante que as verduras, frutas e legumes também sejam armazenados em recipientes, além de ser uma maneira saudável de garantir todos os nutrientes destes alimentos é também uma forma de garantir sua higiene e de toda sua família. Estes alimentos devem ser lavados apenas antes do consumo, pois a umidade acaba acelerando o processo de deterioração.
Carnes devem ter cuidados especiais, pois estão mais sujeitas à decomposição e acúmulo de bactérias, por isso devem ser mantidas sempre no congelador, somente retiradas e descongeladas no momento do preparo. É importante que sejam separadas em quantidades adequadas e suficientes para consumo em recipientes com tampas antes de ser levada ao congelador, facilitando seu preparo, descongelamento e evitando desperdícios.
É importante que fique sempre atento à prazos de validade e de consumo de alimentos após serem abertos e tirados de sua embalagem original.
Em relação aos alimentos já preparados como arroz, feijão, macarrão, refogados, entre outros, podem ser guardados na geladeira normalmente, desde que sejam retirados da panela e depositados em potes ou recipientes com tampa, bem fechados e consumidos em um curto espaço de tempo. O alimento preparado, quando colocado na panela ou em algum outro tipo de vasilhame sem tampa dentro da geladeira, tende a ressecar rapidamente e está mais propício a contaminação microbiológica.
Lembramos que não basta apenas organizar e armazenar alimentos em geladeiras, devemos prestar muita atenção em porta mal fechada, podendo estar com a borracha estragada ou desgastada e em porta aberta desnecessariamente, pois a geladeira é responsável por uma boa parte do consumo de energia elétrica da casa. Lembre-se também que a geladeira deve ser descongelada periodicamente, evitando com que o motor trabalhe mais que o necessário. 
 
 Dicas Lock & Lock

Nenhum comentário:

Postar um comentário